segunda-feira, 29 de Abril de 2024  09:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-12-2011

Jornal “O Concelho de Estarreja” ficará no Arquivo Municipal


A Câmara Municipal e a família proprietária do título, fundado por Egas Moniz, acordaram a transferência da colecção centenária

O Arquivo Municipal de Estarreja irá preservar 110 anos de história, escrita ao longo das cerca de quatro mil edições do jornal “O Concelho de Estarreja”, que a Câmara tem agora sob a sua responsabilidade.
O presidente do município estarrejense, José Eduardo Matos, e João Sousa Mota, representante da família proprietária do jornal, assinaram, recentemente, o protocolo que formaliza a transferência da colecção centenária para o Arquivo Municipal.
Muito satisfeito por contribuir para o reforço da história local e para a defesa de um “património familiar inestimável”, José Eduardo Matos não resistiu, durante a cerimónia, a folhear o número 1 do “Concelho de Estarreja”, com data de 1901. Passados 110 anos, estas “fotografias, factos e pessoas que fizeram uma parte muito importante do melhor da nossa história vão ser disponibilizados aos estarrejenses”, referiu.
O processo não será imediato, uma vez que as centenas de exemplares vão sofrer um “trabalho laborioso”, que passa pelo “recenseamento, limpeza, ordenação, tratamento intelectual, catalogação e digitalização”, conforme explicou a arquivista Norvinda Leite.
A informação será disponibilizada ao público em formato electrónico, uma vez que “os originais são documentos facilmente deterioráveis, já estão muito frágeis e vamos tentar preservar a sua longevidade”, explicou a técnica.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®